Skip to content

1 de Fevereiro de 2010

10

SONDAGEM PEIXE-ARANHA

por peixearanha

Após 3 meses de novo mandato autárquico, será que as escolhas dos espinhenses se mantêm?

VOTE num candidato até Domingo 7 de Fevereiro de 2010. E pode deixar o seu comentário logo a seguir.

Esta sondagem foi enviada aos 1069 participantes do grupo ESPINHO do Facebook.

Anúncios
10 comentários Post a comment
  1. Diamantino Silva
    Fev 1 2010

    Embora seja um amante de Espinho de muitos anos e me preocupe com o desenvolvimento desta terra, não voto, pois resido em Gaia, embora gostasse de o fazer.

    Responder
  2. Fev 1 2010

    Surgiu uma questão sobre a possibilidade de a mesma pessoa poder estar a votar sucessivamente no mesmo candidato, falseando assim a amostragem.
    Isso não é possível porque o sistema inibe votações repetidas e se repararem, surge uma mensagem no topo a alertar para que já votou.
    É obvio que isto vale o que vale, não vai morrer ninguém, é um simples termómetro, que se voltará a por daqui a 3 meses.

    Responder
  3. Nuno Soares
    Fev 1 2010

    Parece que a tendência é clara. A verdade é que a Camara foi deixada numa lástima. Há problemas por todos os lados dada a grandiosa incompetência deixada pelos Mota que não era mais do que um triciclo sem pedais. O grande mérito desta equipa actual passa por limpar as borradas anteriores. Isso já será um feito histórico. Depois terá de se iniciar o processo de renovação da rede sanitária e de águas da cidade, algo que o Sr. Mota devia ter começado em 2005. Mas a sua preocupação foi um Multimeios que estás com as chapas a cair e uma mega-biblioteca onde chove lá dentro e não tem sequer o livro da cidade…. A entrada é já um bom mictório público

    Responder
  4. mario cales
    Fev 1 2010

    parabens pela ideia! já votei, e penso que BEm! 🙂

    Responder
  5. André Duarte
    Fev 2 2010

    Espero de si um trabalho muito bom… e que haja uma grande participação de todos!

    Responder
    • Fev 3 2010

      Eu tambem votei, alias apesar da demora na mudança eu nunca desisti votei sempre, hoje sinto-me vingada ao fim de alguns anos a minha escolha foi aceite, vou lutar para que seja sempre a escolha certa.

      Responder
  6. Fev 4 2010

    Porque me parece pertinente, registo a resposta que dei a um amigo nosso sobre a sua (compreensível) escusa em participar na SONDAGEM.
    “Caro amigo,
    claro que sim. Compreendo e registo que, mesmo sendo um vizinho de Espinho, tenha essa reserva. Eu faria o mesmo em situação inversa.
    A minha expectativa era a de que as pessoas participassem mais, quer no grupo, quer fora dele, e por isso criei o blog.
    À partida julgava que Inquéritos e Sondagens seriam mais sedutores. Ao fim e ao cabo, trata-de de uma escolha múltipla que, embora obrigue a pensar, ainda tem algo de palpite palpite. Como no Totobola.
    Todavia, os sites de “escárnio e mal dizer” ainda são muito mais populares. Talvez seja uma tradição nossa! Ou uma moda.
    Porém, acredito que água mole em pedra…
    Preocupa-me, sobretudo, a malta mais jovem, que poderia aprender com estes novos meios de comunicação e as redes sociais, em vez de andarem preocupados com adubos e vedações e ovelhas virtuais. Mas, enfim, são os tempos que correm. (…)

    Responder
  7. Rúben Reis
    Fev 5 2010

    Antes de mais, Parabéns pelo Blog e pelo “Grupo de Espinho” do facebook.

    Tenho pena que “as gentes” de Espinho não sejam mais participativas, mas tudo há-de mudar e cada um irá dizer de sua justiça sobre o que está mal e o que está bem na Nossa Cidade.

    Fiquei admirado como ainda se vota no J. Mota. Na minha opinião, é o mesmo que o povinho português ter votado no Sócrates, depois de tanta porradinha terem levado!! (Agora queixam-se…)

    Para concluir, espero que Espinho volte a ser considerada a Rainha da Costa Verde e que os jovens possam ter mais divertimentos numa cidade que caminha(va) a passos grandes para uma “Cidade Velha”.
    Já está na altura de se construir algo na esplanada Maia/Brenha para os mais jovens, e não só.

    Um bem-haja,

    Responder
  8. Lurdes Ganicho
    Fev 6 2010

    Olá a todos, estive sem contacto uns tempos, mas agora que o problema técnico está resolvido, cá estou eu.
    Não posso deixar de votar e de dar a minha participação comentando. Espinho precisa de vida de caras bonitas, de mentes inteligentes e desempoeiradas e mais que tudo de gente séria. Espero manter esta minha opinião e não ser defraudada das minhas expectativas, só por esse facto e convicção é que me meti nisto, fazendo o que sempre disse a mim mesma não fazer, participar.

    Cada vez mais me dá vómitos ligar a televisão ou ouvir a minha rádio companhia TSF, pois a ignorância, a vigarice, a mesquinhez e a roubalheira descarada tomaram de assalto este meu, nosso, PAÍS. Amo a minha Pátria, e gostava de a ver no top dos vencedores, mas com tantos offshores, porque não exportamos os vigaristas todos de uma vez?

    A quantidade de inteligentes que neste momento debita ciência gratuíta às toneladas, até dão dó, vamos lá a deixar de o fazer e passem mas é a trabalhar. Ou então vão pregar às offshores. Cá só precisamos de quem trabalhe sériamente, para tornar a elevar este País ao nível de respeito e consideração internacional que ele merece.

    Será que todos já pensaram que se cada pequena ou grande autarquia o faça desta forma, da reunião de várias partes sai o todo e o País ressurge?!

    Confio que fiz a escolha certa para esta Câmara, mas também nãi quero ser mais papista que o Papa e achar que tudo muda num estalar de dedos, pois quem sabe o que custa limpar a casa ( literalmente falando, sabe que só essa parte dá muito que fazer e muito cabelo branco! De qualquer forma no que eu puder Espinho pode sempre contar comigo! Para trabalho sério e honesto!

    Em frente, que os os rafeiros vão continnuar a ladrar com dor de cotovelo! Hup’s os cães não têm cotovelos! è assim: “Os cães ladram e a caravana passa!”

    PF não se desviem dos principios que devem nortear a vida de todos e que a vaidade vos assalte!

    De resto notem bem onde o Sr. Mota foi parar! Não soube governar Espinho, mas soube governar-se e no fim foi premiado “Governador Civil de Aveiro”, já dá para ver o Governo que nos desgoverna. Pena que ainda hajam uns pobres de espirito a votar no Sr.. Mas ” bem aventurados os pobres de espírito, porque é deles o Reino dos Céus”, há sempre direito à remissão dos nossos pecados!….

    Bom trabalho! Parabéns, sigam em frente!

    Responder
  9. Fev 8 2010

    A primeira sondagem “Peixe-aranha”, terminou.

    Se isto fosse a peça de abertura de um noticiário, anunciaria que o vencedor foi … a ABSTENÇÃO com 84% dos votos!

    De facto, e olhando a “Ficha Técnica”,verifica-se que do universo 1069 potenciais votantes, contactados através da mailling list do grupo ESPINHO do Facebook, só 16% é que votaram!
    Relativamente aos candidatos e comparando estas percentagens com as obtidas ao nível do concelho nas eleições autárquicas 2009, verifica-se o seguinte:

    Em primeiro lugar ficou o recém eleito Presidente da Câmara, Dr. Pinto Moreira, PPD/PSD, com 56,0% dos votos,acima dos 38,90% que obteve nas Autárquicas 2009;

    Em segundo lugar, José Mota, PS, com 19,0%, abaixo dos 38,42% anteriores;

    Em terceiro lugar, Carlos Alberto Silva, BE, com 16,0%, acima dos 3,45% anteriores;

    Em quarto lugar exequo, Fausto Neves, CDU, com 13,00%, acima dos 6,57%, anteriores, e António Marques Baptista, CDS/PP, abaixo dos 9,23% anteriores.

    Como não sou comentador político nem politólogo, limito-me a constatar o seguinte:

    1 – O inegável o “estado de graça” e o aumento de popularidade que atravessa, Pinto Moreira, subindo-lhe a responsabilidade e as expectativas nele depositadas;

    2 – O evidente “exorcismo” a José Mota do PS;

    3 – O reforço de votação à esquerda do PS, Carlos Alberto Silva do BE e Fausto Neves da CDU, em particular o primeiro;

    4- A descida de António Marques Baptista do CDS/PP.

    Isto vale o que vale, é uma forma divertida e informal de irmos tirando a “temperatura”, de 3 em 3 meses, ao mandato autárquico e,monitorar os efeitos colaterais das decisões, ou indecisões políticas.

    Todavia, e para que tenham alguma credibilidade é necessário manter um universo heterogéneo, atento e participativo de munícipes. Não me preocupa mesmo nada que haja uma identificação com os cadernos eleitorais, isto é, se um determinado membro do grupo ESPINHO não vive em Espinho. Se, em consciência, tem com Espinho uma relação que lhe permite formular uma determinada opinião ou um juízo de valor, não vejo razão para que o não deva votar, por qualquer motivo moral ou ético.

    Prefiro o voto de um espinhense da diáspora, experiente, que já viveu noutras paragens, conheceu outras cidades, do que o de alguém que se diz ser espinhense dos quatro costados, que se for obrigado a ir a Lisboa vai, mortinho por regressar e, obrigatoriamente, pára na Bairrada para comer leitão. Ou como o outro que quando saiu daqui para a Noruega e não foi ver os Fiordes porque…estavam fechados!

    Os comentários são vossos.

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments

%d bloggers like this: