Skip to content

30 de Janeiro de 2010

2

FACES

por peixearanha

Decorria o Ano da Graça de 2001 e Tribunal de Contas devolvia à Câmara Municipal de Espinho o primeiro Contracto Adicional de trabalhos a mais da empreitada de Remodelação da Antiga Fábrica Brandão, Gomes & Cª. – Fórum de Arte e Cultura de Espinho – FACE, no valor de 224.483.10€, relativo à execução de fundações por estacas.

Tendo-me sido pedida, sobre a mesma, uma informação pelo Vereador Rolando de Sousa, expliquei, entre outras coisas, que o processo de Reabilitação do Quarteirão da Antiga Fábrica Brandão, Gomes & Cª., tinha tido duas fases distintas, quer no tempo quer nos objectivos, a saber:

Fase I – Concurso Público Internacional para a “Elaboração do Projecto de Reabilitação do Quarteirão da Antiga Fábrica Brandão, Gomes & Cª. – Fórum de Arte e Cultura de Espinho – FACE

Nesta fase, foram disponibilizados pela CME aos concorrentes elementos de conteúdo técnico, que incluíam um Relatório Geotécnico, para apoiar a elaboração do Projecto Global (Arquitectura e Especialidades). Como tal, ficou à responsabilidade dos projectistas ter, ou não, em consideração a informação fornecida.

Com base no Projecto Global elaborado pela empresa Arqtº. Carlos Nuno Lacerda Lopes, Lda, vencedora do Concurso, a CME lançou a,

Fase II – Concurso Público Internacional para a Execução da Empreitada de “Reabilitação do Quarteirão da Antiga Fábrica Brandão, Gomes & Cª. – Fórum de Arte e Cultura de Espinho –  FACE

Neste Concurso não foi disponibilizado aos concorrentes o já referido Relatório Geotécnico, cujas conclusões deviam ter sido consideradas no Projecto Global.

Nestes termos, entendia eu, e escrevi-o na informação, que o empreiteiro, Ferseque – Sociedade de Construções Comércio, SA, não devia ser obrigado a executar um trabalhos (estacaria) que o projectista, mesmo perante a evidência de uma camada apreciável de solo degradado, realçada pelo Relatório, entendeu não incluir no projecto.

Perante isto, o Tribunal de Contas decidiu voltar a devolver o processo “(…) a fim dos serviços (a Câmara Municipal) esclarecerem se vão responsabilizar o projectista pelo erro na concepção do projecto (…)”.

Na sequência e por Despacho do Vice-Presidente e Vereador da Câmara Municipal de Espinho, Rolando Nunes de Sousa, de 20 de Setembro de 2001, foi dito o seguinte:

“Considerando o teor do relatório do dia 13 do corrente do Sr. Arqtº. Carlos Sárria, informação interna 127/2001 e a informação incluída à fase I, onde  é indiciada eventual responsabilidade do projectista em erro do projecto, por não considerar informação disponibilizada;

(…);

Determino que seja elaborado um relatório destinado a promover a audiência prévia do projectista e a ser apresentado a posterior deliberação da Câmara Municipal.”

O processo ficou enrolado até hoje, Ano da Graça de 2010, e por isso, só me apetece fazer uma pergunta ao Sr. Presidente da Câmara:

– Vai abrir um inquérito ao seu Consultor ou “esquecer” os 224.483.10€?

PS: Por lapso não tive tempo para tirar fotografias ao FACE, mas encontrei estas do River Rowing Museum (1997) de um arquitecto inglês chamado David Chipperfield, que para o caso também dá.

Anúncios
2 comentários Post a comment
  1. Victor
    Fev 7 2010

    Por acaso li a reflexão
    Por a caso Srº Arquitecto poderia esclarecer estas fotos do River Rowing Musem (1997),ou só quer informar que não tem ou teve ou nunca terá máquina fotográfica para registar para a posterioridade a Remodelação da Antiga Fábrica Brandão, Gomes & Cª. – Fórum de Arte e Cultura de Espinho – FACE

    Passo a citar
    “Porque pelas tuas palavras serás justificado e pelas tuas palavras serás condenado”.

    Responder
  2. Matthias Reinhardt
    Maio 1 2011

    Dear artists and managers of FACE,
    we are living in Germany and we visited the museum and the exhibitions of painters and artist in the first floor in April 2011. Thank you for all. There is a good and cheap connection with RyanAir between Bremen and Porto. It will be better for visitors like us to have signs and informations in english language.
    With best wishes
    Matthias Reinhardt

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments

%d bloggers like this: